Zelador Profissional: A valorização do patrimônio coletivo

 em Informativo

Foi-se o tempo em que o título de zelador era atribuído ao profissional designado para resolver qualquer tipo de problema ou solicitação dos condôminos, do conserto de interfone e chuveiro a ajuda para subir mobiliário, distribuir correspondência etc., demandadas 24 horas por dia, sete dias por semana, afinal, necessidade não escolhe hora para acontecer.

A percepção de que a falta de capacitação técnica para o cumprimento das tarefas atribuídas à função colocava em risco a integridade física dele, dos condôminos, visitantes, prestadores de serviço e do próprio empreendimento foi o ponto de partida para uma mudança, ainda recente, de paradigma sobre o perfil desse profissional.  A boa vontade na ausência de um especialista ou da urgência da solução do problema vem dando espaço, gradativamente, a zeladores prediais com formação profissional.

Outro fator para e a desestigmatização do zelador tal qual como ele era visto no passado veio da necessidade de contar com um profissional conhecedor de tecnologias e ferramentas de administração, de recursos e também de pessoas. Com o advento dos condomínios clube, por exemplo, confia-se a ele a responsabilidade de delegar e garantir o cumprimento das tarefas pelos funcionários que atuam na manutenção das áreas comuns.  Hoje, o zelador é o braço-direito do síndico, perfil muito distante do “quebra galhos” de tempos atrás.

A mudança é comprovada pela crescente oferta de cursos específicos de zeladoria predial. Na grade curricular, disciplinas de elétrica, hidráulica, segurança, ética e comportamento, segurança, administração financeira, entre outros.

Para o condomínio, a profissionalização do zelador representa a tranquilidade de poder contar com um funcionário com competência para lidar com os desafios do cotidiano de trabalho. Além disso, em tempo de otimização de recursos, o zelador profissional desenvolve a capacidade de preservar o patrimônio coletivo gastando menos.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Fale Conosco

Envie-nos uma mensagem que logo entraremos em contato. Obrigado!

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt