COMO MELHORAR A GESTÃO CONDOMINIAL POR MEIO DA COMUNICAÇÃO

 em Informativo

A comunicação sempre teve um papel valioso na sociedade, na gestão de condomínios não seria diferente. Para ter um mandato eficiente, o síndico deverá estar atento à forma como interage, não somente com os moradores do prédio, mas também com o conselho, colaboradores e prestadores de serviços.

Uma comunicação ineficaz resultará em insatisfação por parte dos condôminos em geral, causando conflitos internos e sérios aborrecimentos para todos os envolvidos, sejam eles emissores ou receptores da mensagem.

Quer saber como melhorar a gestão condominial por meio da comunicação? Acompanhe este post e saiba como!

Conheça o seu público

Você já deve ter notado que uma mesma orientação pode ser interpretada de formas diferentes, dependendo do receptor da mensagem e de como ela é divulgada, não é mesmo?

Conhecer o seu público-alvo é primordial para estabelecer os canais de comunicação e a melhor linguagem. Considere dados como faixa etária, classe social e grau de escolaridade, entre outros aspectos, para selecionar o repertório comunicacional que será utilizado.

Estabeleça canais de comunicação eficientes

Em prédios onde a população seja mais idosa e talvez apresente certa dificuldade na utilização de ferramentas digitais, o uso de comunicados internos nos elevadores e em áreas comuns ainda é uma boa opção. Além disso, o gestor também poderá estabelecer dias e horários para conversar diretamente com esses condôminos, realizando plantões para esclarecer dúvidas e receber reclamações.

Para um público mais conectado, uma alternativa é a utilização de e-mail ou até mesmo o Whatsapp. Para que este último seja utilizado de maneira mais profissional, determine horários de atendimento e frases padronizadas para o esclarecimento de dúvidas recorrentes. Utilize o Whatsapp Business, uma ferramenta similar ao Whatsapp comum, porém destinado à empresas e outros negócios.

Estabeleça limites para dias e horários de atendimento

Com o Whatsapp Business, por exemplo, você poderá criar uma mensagem padrão, que será enviada como resposta automática em horários fora do período de atendimento.

Alguns condôminos podem insistir em levar situações corriqueiras em momentos inoportunos. Para não ter problemas com esse tipo de situação, disponibilize os dias e horários de atendimento nos murais, elevadores e outros locais de fácil acesso.

Exemplo de mensagem:

Olá! Obrigado(a) pela sua mensagem!

Conforme mencionado na assembleia geral, o horário de atendimento para assuntos ligados ao condomínio será das 7:00 às 16:00, de segunda a sábado. Assim que possível, responderei a sua mensagem. Obrigado(a)!

Ouça com atenção

Para ter a audiência necessária de seus condôminos, ouça com atenção o que eles têm a dizer. Muitas vezes, as reclamações ou indagações podem trazer ideias sobre melhorias nos procedimentos internos, entre outras atividades cotidianas do prédio.

Ofereça retorno sobre as reclamações e dúvidas

Mesmo quando não puder trazer uma solução para determinado problema, entre em contato com o morador e ofereça uma devolutiva. Algumas reclamações poderão ser acerca de problemas com a manutenção predial ou até mesmo conflitos entre moradores, o que deverá ser levado em consideração pela segurança e pelo bem comum de todos.

Algumas normas de segurança podem causar descontentamento, porém é de suma importância deixar claro as razões pelas quais alguns procedimentos são exigidos, até mesmo para que haja maior cooperação de todos.

Aplicando essas dicas no dia a dia, o síndico terá uma vitrine do seu trabalho, deixando claros os principais atos de sua gestão para tratar de assuntos administrativos, jurídicos e operacionais.

Agora que você já sabe como melhorar a gestão condominial por meio da comunicação, acesse o nosso site e conheça os principais serviços oferecidos pela Embraps. Até a próxima!

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