7 DICAS INDISPENSÁVEIS PARA A CONTRATAÇÃO DE PORTEIROS(AS)

 em Informativo

Uma das tarefas do síndico é garantir que o controle de acesso e o atendimento na portaria sejam realizados da melhor maneira possível. Para que isso aconteça, é necessário ter uma excelente equipe de porteiros(as) no quadro de colaboradores.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas das nossas principais recomendações para te ajudar a realizar um excelente processo seletivo.

Quer saber como escolher o candidato ideal para a sua portaria e de quebra diminuir os custos com a rotatividade? Acompanhe este post e conheça as 7 dicas indispensáveis para a contratação de porteiros(as).

 

1. Estabeleça o perfil do candidato

Antes de iniciar o processo de recrutamento, é preciso definir os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) essenciais do profissional contratado para que exerça a sua função da melhor maneira possível. 

Por se tratar de um cargo ligado ao atendimento, considere competências como boa comunicação, escuta ativa, atenção, discrição e cordialidade. Estabelecendo o perfil do candidato e suas principais características comportamentais, você terá uma visão mais clara do colaborador ideal para o seu condomínio.

 

2. Divulgue a vaga com assertividade

Selecione os melhores canais de divulgação para a vaga em questão (redes sociais, grupos de whatsapp e/ou plataformas de oportunidades profissionais).

Informações sobre o salário, benefícios, horários e as escalas de trabalho, além da descrição das principais atividades do cargo são itens essenciais. Lembre- se: quanto mais claro for o anúncio da vaga, maiores serão as chances de atrair bons candidatos.

 

3. Considere as referências profissionais

A verificação das referências nos empregos anteriores, assegura maior confiabilidade na contratação. Além de atuar com o atendimento, o profissional também será responsável pela segurança do condomínio. 

Se for possível, entre em contato com o antigo empregador (ou líder) indicado pelo candidato e pergunte quais eram as suas responsabilidades. Perguntas como pontos fortes ou sobre possíveis problemas de conduta são interessantes para conhecer um pouco mais do futuro porteiro(a).  

Caso não consiga a referência por algum motivo, solicite a carteira de trabalho, para que haja comprovação do tempo de permanência nos empregos citados no currículo.

 

4. Crie um roteiro de perguntas para a entrevista

A condução da conversa durante a entrevista será fundamental para ter uma ideia de como o candidato se posicionará em algumas situações do cotidiano. Quanto mais detalhada for essa análise, mais insumos o recrutador terá para avaliar o profissional.

Para ter um maior proveito dessa etapa da seleção, elabore um roteiro com perguntas das quais sejam possíveis extrair dados importantes sobre o avaliado. Exemplos: Qual foi o motivo do último desligamento, as principais habilidades exercidas pelo candidato, responsabilidades no emprego anterior, etc.

Claro que as perguntas poderão ser feitas, conforme a evolução e o rumo da conversa. Sendo assim, para haver um melhor êxito, é preciso estabelecer previamente os questionamentos, facilitando a organização das ideias e a condução da entrevista.

 

5. Seja  transparente durante a entrevista

Já abordamos a necessidade de divulgar os dados da vaga com clareza. Por isso, é imprescindível reforçar com o candidato as expectativas da contratante para o cargo em questão.

É comum alguns recém contratados desistirem da vaga antes de concluírem o período de experiência. Em certos casos, o profissional percebe que as condições de trabalho são diferentes das que foram apresentadas durante a entrevista. Além de comprometer a credibilidade da empresa, gera custos com a rotatividade e o tempo investido no recrutamento e seleção.

Lembre-se: o sucesso do processo seletivo não é definido apenas com a contratação do novo funcionário, mas também com o tempo e a qualidade em que este permanecerá na empresa.

 

6. Esteja disponível para dar retorno aos entrevistados

Com a modernização dos canais de comunicação, é possível oferecer uma devolutiva aos candidatos por diversos meios além da ligação telefônica, como mensagens de texto via whatsapp, emails, etc. 

Estar disponível para oferecer retorno ao candidato demonstra respeito com os participantes da seleção e o tempo em que eles investiram no processo.

 

7. Conte com o suporte de uma empresa terceirizada

Por último, conte com o apoio de uma empresa especialista no segmento de portaria, alinhando as expectativas de trabalho do condomínio com as qualificações e perfil do colaborador. 

Realizando uma boa seleção, todos saem ganhando: o síndico que garante um excelente profissional e o futuro colaborador, pela recolocação no mercado de trabalho em um local que aproveitará as suas competências.

E por falar em garantir um excelente profissional, acesse o site da Embraps e saiba como a empresa terceirizada mais lembrada da Região poderá oferecer o melhor custo benefício para a sua contratação. Aproveite e conheça os nossos principais serviços. Assim, você garante a excelência em resultados que o seu condomínio merece! Até a próxima!

Postagens Recentes
Fale Conosco

Envie-nos uma mensagem que logo entraremos em contato. Obrigado!

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt