10 razões para ter humor no trabalho

 em Informativo

Em uma matéria sobre senso de humor e sucesso, a Revista Forbes publicou 10 razões que destacam a importância do bom humor no sucesso do profissional e da corporação.

Segue a Matéria de Jacquelyn Smith na íntegra.

Senso de humor é a chave do sucesso no trabalho. No entanto, são grandes as chances de o ambiente profissional em que você está não ser exatamente descontraído e divertido. Ou seja, para se dar bem, é preciso saber dosar.

“Humor, em sua essência, tende a ter um momento, por isso, as pessoas geralmente evitam no trabalho”, afirma Laura Vanderkam, autora de “WhattheMostSuccessful People Do atWork” (“O que as Pessoas Mais Bem-Sucedidas Fazem no Trabalho”, em tradução livre). “É fácil passar de legal e leve para pesado e inapropriado.”

Michael Kerr, palestrante internacional e autor de “The Humor Advantage: Why Some Businesses Are LaughingAllthe Way tothe Bank” (“A Vantagem do Humor: Porque Alguns Negócios Estão Rindo à Caminho do Banco”, em tradução livre) acredita que a quantidade de humor que cada um pode usar no trabalho depende da cultura da empresa.

“Em empresas que encorajam as pessoas a serem elas mesmas, que são menos hierárquicas e mais inovadoras, os funcionários tendem a ser mais abertos quanto ao humor.”

Por outro lado, há lugares em que o humor é mais reprimido, geralmente, para serem levados mais a sério.

“Ainda assim, isso pode ser um tiro pela culatra porque pessoas que se levam a sério demais são, muitas vezes, ironizadas e viram piadas das pessoas mais conhecidas.”

Por isso, entender o ambiente é tão crucial, especialmente quando se trata da relação com o chefe. “Você corre um alto risco ao fazer piadas perto do seu superior porque nunca se sabe o limite dele”, afirma Lynn Taylor, autora de “TameYourTerrible Office Tyrant” (“Dome o Terrível Tirano do Seu Escritório”, em tradução livre). Outra razão para segurar um pouco as rédeas é ofender alguém.

Mas, seja qual for o motivo, não é uma má ideia injetar mais humor no seu ambiente de trabalho. Kerr afirma que há uma série de pesquisas que ligam o humor ao sucesso.

Um estudo da Robert Half, por exemplo, descobriu que 91% dos executivos acreditam que humor é importante para o avanço na carreira, assim como 84% acreditam que Em nível organizacional, as empresas estão aderindo a o que elas chamam de ‘a vantagem do humor’”, conta Kerr. “Elas usam uma cultura positiva e divertida para ajudar a divulgar seus negócios e atrair mais clientes.”

Segundo Lynn, humor demonstra “maturidade e habilidade de ver a floresta além das árvores”. Não é preciso ser um comediante de stand-up. “Mas humor apropriado e inteligente em situações de negócio sempre ajudam na carreira de um funcionário.”

Dez razões para ter humor no trabalho:

1 – As pessoas irão gostar de trabalhar com você;

As pessoas querem trabalhar com quem elas gostam, afirma Laura Vanderkam, autora de What the Most Successful People Do at Work (O que as Pessoas Mais Bem-Sucedidas Fazem no Trabalho, em tradução livre). Humor é uma boa forma de fazer amigos e influenciar pessoas

2 – Humor é um relaxante potencial;

Na verdade, tem três benefícios. O humor oferece uma mudança na forma em que você vê o que o estressa, a sua resposta emocional e a sua resposta física”, explica Michael Kerr, palestrante internacional e autor de The Humor Advantage: Why Some Businesses Are Laughing All the Way to the Bank A Vantagem do Humor: (Porque Alguns Negócios Estão Rindo à Caminho do Banco, em tradução livre).

3 – Humor humaniza;

O humor permite que os funcionários e os chefes fiquem mais próximos, afirma Lynn Taylor, autora de Tame Your Terrible Office Tyrant (Dome o Terrível Tirano do Seu Escritório, em tradução livre).

4 – Humor deixa os outros à vontade;

O humor é uma forma de quebrar a barreira da tensão. Pessoas que riem em resposta a um conflito tendem a mudar de um pensamento convergente no qual veem apenas uma solução para um divergente onde emergem múltiplas ideias, explica Lynn.

5 – Humor ajuda na criatividade;

Humor é um ingrediente chave para o pensamento criativo, afirma Kerr. Ajuda as pessoas a brincarem com as ideias, diminuírem as críticas internas e a verem novos caminhos. Lynn concorda. Segundo ela, humor estabelece um ambiente fértil para a inovação porque as pessoas ficam mais inspiradas quando estão relaxadas.

6 – Humor auxilia a construir confiança;

Kerr explica que uma série de estudos sugere que as pessoas que compartilham um senso de humor saudável e positivo tendem a ser vistas como mais simpáticas e confiáveis. Você pode construir confiança com uso eficiente de humor porque isto geralmente revela uma pessoa autêntica por baixo da máscara profissional.

7 – Aumenta a moral;

Os funcionários gostam de trabalhar para e com outras pessoas que têm senso de humor, preferem se divertir no trabalho, afirma Lynn. As pessoas acabam com vontade de ir para o trabalho.

8 – Humor deixa a pessoa mais acessível;

Quanto mais acessível você for, especialmente como líder, mais honestas e abertas serão as pessoas ao seu redor”, afirma Kerr. Isso tudo leva a uma equipe de sucesso.

9 – Humor pode destacar a sua empresa;

O bom humor pode ajudar a empresa a se destacar para além do seu serviço habitual, e conquista um enorme público fiel, afirma Kerr. Se quiser chamar a atenção, use o humor de forma eficiente.

10 – Humor pode aumentar a produtividade;

O humor cria uma atmosfera positiva que encoraja a interação, a criação de novas ideias e a sensação de que existem poucos riscos em pensar fora da caixa, o que leva a maior produtividade, explica Lynn.Isso também significa que, se você está em uma atmosfera mais jovem, terá mais paixão pelo que você faz.

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